NOTÍCIA

24/10

Diagnosticada com Câncer no início de 2019, Franciele Pauletto contou sobre sua luta no Bingo Rosa

O outubro Rosa e seu real sentido, conscientizar e inspirar.


Coaching e Consultora na área de Atendimento, Comportamento e Gestão de pessoas Franciele Pauletto é parceria há algum tempo da ACIIO em Iporã do Oeste, foi convidada para falar um pouco sobre a sua história e tratamento de um Câncer de Mama, descoberto no fim de 2018. 

Franciele, topou contar a sua história e suas percepções pós diagnóstico, para as mais de 400 mulheres que estavam no Bingo Rosa. Um momento de reflexão e auto cuidado. 

Após confirmado o diagnóstico, Franciele sofreu o impacto da palavra câncer, conforme ela a preocupação de como iria gerenciar a doença a deixou em choque nos dois primeiros dias após a confirmação. " o que me fortaleceu e acalentou após essa notícia foram a família e os amigos e a possibilidade de perceber a vida, as coisas simples e o que realmente importa". Franciele, emocionou as mulheres presentes ao falar de como a sua fé fortaleceu e a fez acreditar na cura e assim a acompanha. 

O câncer de mama tem hoje 95% de chance de cura, os outros 5% dependem muito do cuidado e motivação da mulher no tratamento, hoje o câncer de mama é mais registrado em mulheres a partir de certa idade, mas ele já foi diagnosticado recentemente em adolescentes e mulheres jovens. Alguns dos fatores de risco que contribuem para o aparecimento de câncer de mama é o consumo de álcool, fumo, sedentarismo e casos genéticos/hereditários, que Franciele não apresenta nenhum desses fatores e que foi definido por uma de suas médicas como um 'azarão'.

'No meu caso eu não tenho nenhum desses fatores, mas que nem uma das minhas médicas falou provavelmente teu caso Franciele foi um azarão, você foi uma das contempladas para ter o diagnóstico do câncer de mama. Então o meu recado a todas as mulheres é que observem em todas as idades, que realizem o autoexame, se observem e se cuidem.' Destaca Franciele, em recém entrevista à Rádio Progresso.

Afinal, o tratamento médico é uma parte, muito importante da Cura, mas, de acordo com ela, acreditar, ter fé fazem das dificuldades um pouco mais amenas, e fortalecem a percepção de que sim, há uma força maior que nos acompanha nos dá força para encarrar a Doença.

'A doença nos ensina muito, principalmente em valorizarmos os pequenos momentos, em dar mais valor às pessoas que estão ao nosso redor e principalmente em ter mais calma no nosso dia a dia, nas diversas situações da nossa vida, porque a correria e a pressa que as pessoas vivem hoje condicionam a viver de forma ansiosa, estamos numa sociedade de muitas pessoas estressadas e a gente sabe também que esse é um dos fatores que desencadeiam muitas doenças, então hoje, eu aprendi a dar valor pra muitas coisas que antes eu não dava, a olhar pra minha vida de uma forma que antes eu não olhava. E hoje com certeza, eu vejo que a doença esta sendo uma oportunidade pra mim me tornar uma pessoa melhor.' Finaliza Franci. 

Após seu Relato, Franciele chamou para frente do palco, mulheres que também passaram por essa luta e hoje estão curadas do Câncer, o que emocionou as presentes no Bingo e reforçou a prevenção e a esperança de que há cura e que juntas, somos mais fortes. 

Em homenagem a elas, e a todas as mulheres, foram entregues rosas para as que se colocaram a frente e receberam um chuva de aplausos e amor. 

Na decoração do espaço, foram expostas fotos da Franciele e mais duas mulheres em tratamento contra o Câncer. As fotos foram feitas pela fotógrafa Natiele Ruschel de Iporã do Oeste, pelo Projeto intitulado Ser Mulher, o qual retratou de forma sensível e real as mulheres por trás dessa luta, a força delas apesar de tudo e a inspiração que são.

Um momento lindo, emocionante e um alerta real sobre o Câncer de Mama, neste mês que reforça a causa.



Voltar