NOTÍCIA

04/02

Curso de Manipulação de Alimentos conclui mais uma turma

Nutricionista Marilis de Oliveira abordou as necessidades e cuidados para uma boa prática na manipulação de alimentos.


O curso teve carga horária de 12 horas e capacitou cerca de 20 profissionais.

Foram tratadas práticas de higiene que deve ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo de alimento a venda para o consumidor.

De acordo com a Nutricionista Marilis de Oliveira: A higiene na preparação daquilo que será ingerido é imprescindível na qualidade de vida e saúde dos indivíduos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece uma série de leis e regras que dizem respeito à produção, embalagem, comercialização, distribuição e manipulação de alimentos. Essas regras visam a segurança e a higiene dos alimentos que são consumidos em todo e qualquer tipo de estabelecimento que ofereça serviços voltados à alimentação.

Para isso, é importante que pessoas envolvidas com o ramo da alimentação passem pelo treinamento no Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Desta forma, estarão aptos a tratar da higienização do ambiente em que o alimento é produzido ou preparado, dos utensílios adequados para o preparo e produção, do descarte correto e apropriado do resto dos alimentos, bem como do lixo gerado com a produção, hábitos de higiene, entre outros aspectos.

O principal objetivo do curso em Boas Práticas é fazer com que não ocorra a contaminação física, química ou microbiológica da comida que será oferecida aos consumidores. 

Empresários do ramo de alimentos, seja de grande ou pequeno porte, é importante que fiquem atentos à higiene e demais procedimentos adequados para a garantia de um produto final de qualidade para o consumidor.




Voltar