NOTÍCIA

16/03

Alerta - consumo consciente da água

confira nossas dicas e faça sua parte e faça o uso consciente da água!


Em função dos prejuízos que estão afetando o nosso município e região, por conta da estiagem, que já dura mais de 20 dias, viemos alertar e conscientizar, pessoas e empresas, com dicas simples e úteis, que valem ser reforçadas para o melhor uso deste bem tão precioso. 
 A colaboração de todos os munícipes é fundamental para que não ocorra a interrupção no fornecimento de água.

Confira algumas dicas e pense coletivamente. 

HORA DO BANHO: Não tome banhos prolongados. Cinco minutos é tempo suficiente para uma boa higienização; Desligue o chuveiro quando for se ensaboar. Torne a ligá-lo apenas ao fazer o enxágue;

ESCOVANDO OS DENTES: Faça a escovação dos dentes sem deixar a torneira aberta. Ao realizar a higienização dos dentes com a torneira aberta, 12 litros de água estarão indo direto para o ralo. Ao fechá-la, você estará usando apenas um litro;

LAVANDO LOUÇAS: Raspe bem as panelas e pratos antes de lavar a louça. Ao fazer isso, você estará facilitando a sua limpeza e consumindo menos água. 

LAVANDO ROUPAS:  Lavadoras de roupas de 5 quilos podem gastar até 135 litros de água. Portanto, não lave uma peça por vez, use-a sempre cheia e apenas três vezes por semana.
Assim como no banho, reaproveite a água usada na lavanderia em outros afazeres domésticos.
Uma dica para essa atividade é reutilizar a água da chuva, regando as plantas durante a manhã ou a noite, a fim de evitar a evaporação. Em estações frias, a rega pode ser feita em dias alternados. 

CARROS: Higienizar um automóvel de médio porte com uma mangueira, durante 30 minutos, utiliza até 560 litros de água. Prefira usar um balde e pano limpo. Desse modo, o gasto é de até 40 litros. Durante épocas em que chove menos, evite essa atividade.
Calçadas e Quintais

LAVANDO CALÇADA: O ato de lavar a área externa de residências com uma mangueira é, geralmente, um dos grandes vilões no desperdício de água. Em 15 minutos, são gastos 279 litros. Pensando nisso, utilize uma vassoura para limpar pátios e calçadas, e acabe com as sujeiras maiores com um pano umedecido com água reaproveitada do chuveiro ou da lavadora. 

Faça a instalação de registro e torneiras com menos fluxo de água. Evite utilizar a mangueira. Prefira regadores ou mangueiras com esguicho revólver. 
Opte pelo uso de duchas econômicas. Além de economizar água, elas também são bastante confortáveis. É válido destacar que em países onde o engajamento pelo uso consciente de água são maiores, o uso de duchas de alta vazão é proibido.




Voltar